Uma vez mais, na vida do MC, o sonho moldou a realidade, e a magia do Blues, vai invadir Vila Nova de Gaia, nos dias 10, 11 e 12 de Março sob a forma de 1º GAIA BLUES FESTIVAL.
Até agora, ao Blues não tem sido reservado o merecido espaço no alinhamento dos festivais, realizados um pouco por todo o país, contrariamente ao que tem sucedido no resto da Europa, onde estes eventos são cada vez mais frequentes e muito bem recebidos pelos diversos públicos.
Nas raras vezes em que lhes foi proporcionada essa oportunidade, os portugueses acorreram e apoiaram incondicionalmente este tipo de música. Reportando-nos à Área Metropolitana do Porto podemos citar como exemplos de Johnny Copeland, em 30 de Maio de 1983, no “velho” Sá da Bandeira ou mais tarde os dois concertos de B.B. King (com a participação de Rui Veloso) que encheram por completo o Coliseu do Porto, durante dois dias seguidos, ou ainda mais recentemente o magnífico concerto de Magic Slim e os Teardrops, que ficou registado como um dos momentos altos do 3º Matosinhos em Jazz e que certamente ainda ecoa na memória daqueles que tiveram a oportunidade de o presenciar. A todos estes concertos o mc esteve ligado, desde a primeira hora, envolvendo-se na sua produção e divulgação.
Apesar de tudo, um festival exclusivamente dedicado ao Blues continuava a ser um sonho adiado. Até que… em Outubro do ano passado, com António Ferro, apresentamos ao Dr. Francisco Barbosa da Costa, vereador da Cultura da Câmara de V. N. Gaia, um projecto de realização em 2001 do 1º Festival de Blues em Portugal. Este desafio foi prontamente aceite e acolhido com o maior entusiasmo, tendo-nos mesmo sido sugerida uma alteração ao calendário inicialmente proposto, de modo a que esta iniciativa tivesse lugar ainda em 2000, funcionando um pouco como preparação para a 2ª edição que certamente terá uma outra dimensão, envolvendo toda a cidade.
Apesar das limitações de tempo, este é ainda assim um festival que consideramos de muito bom nível e estamos certos que a sua 2ª edição confirmará Gaia como a Capital do Blues em Portugal.
Que o pioneirismo de Vila Nova de Gaia abra caminho para outras iniciativas deste género, que desde já saudamos.
Há muito caminho a percorrer, muito trabalho a fazer, mas o entusiasmo é também imenso. Em 2001 estaremos de volta, em força. Agora vamos à festa!
Avelino Tavares
MC-Mundo da Canção
Iniciativa
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia / Pelouro de Cultura
Produção, organização e divulgação
MC-Mundo da Canção
Direcção da produção
Avelino Tavares
Direcção artística
António Ferro
1ª EDIÇÃO
10 a 12 de Março 2000
O mc, juntamente com o músico António Ferro, apresenta um projecto ao Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de V.N. de Gaia para a realização de um festival de Blues. A proposta é aceite e de 10 a 12 de Março tem lugar no Auditório Municipal o 1º “GAIA BLUES FESTIVAL”. O mc assume a produção, organização e divulgação do evento, sendo o Director Artístico António Ferro. Nesta 1ª edição do Festival participaram John Dee Holeman, Pinetop Perkins, Bob Margolin, Charlie & The Bluescats, Eddy Clearwater E J.J. Milteau. Bilhetes: 2000$00 (€10); série para os 3 dias: 5000$00 (€25).
↑ Pinetop Perkins
1º Gaia Blues Festival (2000)
2ª EDIÇÃO
23 a 25 de Março 2001
2º GAIA BLUES FESTIVAL, iniciativa da C.M. Gaia/Pelouro da Cultura com produção, organização e divulgação mc. Nesta edição participaram os músicos: Neal Pattman, Lucky Peterson, Beverly “Guitar” Watkins, Bigtime Sarah, Corey Harris, Laurent Filipe e Jacinta (homenagem a Bessie Smith).
↑ Neal Pattman
2º Gaia Blues Festival (2001)
↑ Lucky Peterson
2º Gaia Blues Festival (2001)
↑ Corey Harris
2º Gaia Blues Festival (2001)
3ª EDIÇÃO
19 a 21 de Abril 2002
3º GAIA BLUES FESTIVAL, iniciativa da C. M. V. N. Gaia / Pelouro da Cultura, com produção, organização e divulgação mc. Programa desta edição do evento: Henry Butler, André Indiana, Woody Mann, Roomful of Blues e Eric Sardiñas. No âmbito desta edição teve lugar o “Prémio Rui Veloso”; o grupo vencedor: The Blue Prints Band. À beira rio, em vários bares, música ao vivo com Blues Hotel e Johnny Blues. Outras actividades: workshops de guitarra com Woody Mann e de bateria com Urbano Oliveira. Exposição de fotografia: Anabela Trindade.
↑ Eric Sardiñas
3º Gaia Blues Festival (2002)
4ª EDIÇÃO
24 a 26 de Julho 2003
4º GAIA BLUES FESTIVAL, iniciativa da C.M. Gaia/Pelouro da Cultura, com produção, organização e divulgação mc. Nesta edição, o festival deixa o Auditório Municipal e passa para o Cais de Gaia – nas margens do Rio Douro – e participam os músicos: Deborah Coleman, Saffire e Maria Viana. Apresenta-se também nesta edição o grupo vencedor do “Prémio Rui Veloso”. No barco Douro Azul (Blues no Rio) a animação ficou a cargo do grupo Minemman Blues Band.