Não estaremos longe da verdade se apontarmos que uma das singularidades inefáveis do “Matosinhos em Jazz” radica no rigor, no profissionalismo e na audácia com que este certame soube desbravar um caminho próprio e singular de sucesso e afirmação segura, partindo de um território “virgem” e inexplorado em termos de divulgação cultural (prefigurando-se, assim, como uma das mais refrescantes “pedradas no charco” no que se refere à oferta jazzística no nosso país) e recolhendo, com a aprendizagem e os ensinamentos resultantes do passar dos tempos, as experiências imprescindíveis à criação de um espírito inabalável de reinvenção e de “ir mais além”.
Temos de encarar o futuro deste certame, que se apresenta como um sinónimo da responsabilidade da procura constante de “mais” e “melhor”, numa permanente revitalização do “cunho de qualidade” a que os públicos do “Matosinhos em Jazz” já se habituaram; e, neste domínio, se a responsabilidade é grande, a confiança e o prazer do desafio do futuro não serão menores… um futuro que, decerto, continuará a contar com o apoio, o carinho e, sobretudo com a exigência e a cada vez mais aperfeiçoada formação dos públicos (presentes, passados e futuros) do festival. Aproveitemos… e até para o ano.
Iniciativa
Câmara Municipal de Matosinhos / Pelouro da Juventude
Produção, organização e divulgação
MC-Mundo da Canção
Direcção da produção
Avelino Tavares
Direcção artística
António Ferro
3ª EDIÇÃO
20 a 23 de Maio 1999
O MC é convidado para assumir a produção executiva, organização e divulgação do 3º Festival Internacional “MATOSINHOS EM JAZZ”, uma iniciativa do Pelouro da Juventude da Câmara M. Matosinhos, que se realiza no Auditório da Exponor e no Salão Nobre da C. M. Matosinhos com as actuações de Courtney Pine & Underground, Mark Murphy & Alan Broadbent Trio, Magic Slim & The Teardrops, Lester Bowie Brass Fantasy, Dave Holland e Black Voices, tendo como actividades paralelas: Exposição e Homenagem a Luís Villas-Boas, Encontro dos Festivais, Conferência de Jorge Lima Barreto “Jazz e Hip Hop”, Quinteto de José Menezes no “B-Flat” e Corleone Big Band no “Estado Novo” e uma Feira do Disco. A programação foi da responsabilidade de António Ferro e Rui Neves.
↑ Courtney Pine
3º Matosinhos em Jazz (1999)
↑ Magic Slim
3º Matosinhos em Jazz (1999)
4ª EDIÇÃO
24 a 28 de Maio 2000
4º MATOSINHOS EM JAZZ decorre no Auditório da Exponor, Salão Nobre da Câmara, B-Flat e Blá Blá com as actuações de Koko Taylor, David Murray, Fontella Bass, Zé Eduardo, Patricia Barber, Tânia Maria, Maria João, Melissa Walker, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Grupo 5 Cordas e Projecto Almália com a cantora Mónica Efe. Director Artístico: António Ferro. Produção, organização e divulgação MC.
5ª EDIÇÃO
19 a 27 de Maio 2001
Tem lugar, na Exponor, Mosteiro de Leça do Balio e B-Flat, a realização do 5º MATOSINHOS EM JAZZ, com produção organização e divulgação da responsabilidade mc. Programa desta edição: James Carter, Mário Santos, Trovesi/Coscia, André Sarbib, Sahet Sarbib, Joe Lovano, Barry Altschul, Pedro Moreira, Lee Konitz, Charlie Haden, Bobo Stenson, Sam Rivers, Telectu/Sunny Murray, Orq. Portuguesa de Saxofones, Eduardo Velasco e World Saxophone Quartet.
6ª EDIÇÃO
23 a 25 de Maio 2002
Apresentação na Exponor da 6ª edição do MATOSINHOS EM JAZZ, com produção, organização e divulgação mc. Participam nesta edição: Bernardo Moreira, Kenny Neal, Ficções, Bobby Previte, Mário Laginha/Bernardo Sassetti, Wallace Roney, Old Jazz Quartet, Rodrigo Gonçalves/Stefano d’Anna, Urbano Oliveira (workshop de bateria e percussão) e animação de rua com os Macacos das Ruas de Évora. Iniciativa C.M. Matosinhos/Casa da Juventude. Bilhetes €7,5/dias, Cartão Jovem €5/dia.
7ª EDIÇÃO
19 a 24 de Maio 2003
7ª edição do festival MATOSINHOS EM JAZZ, com produção, organização e divulgação mc. Programa desta edição: Trio Benavent/Di Geraldo/Pardo, Bennie Wallace, Mulgrew Miller, Paulo Perfeito, Omar Sosa, Flora Purim/Airto Moreira, Miguel Braga, Orq. Jazz de Matosinhos, António Serrano/André Sarbib e animação de rua com os Dixie Gringos Jazz Band. Iniciativa: C.M. Matosinhos / Casa da Juventude.
8ª EDIÇÃO
20 a 22 de Maio 2004
A 8ª edição do MATOSINHOS EM JAZZ, com a habitual produção, organização e divulgação mc integra, na sua programação de luxo, e do primeiro plano da cena jazz internacional, os músicos: Toots Thielemans/Ivan Paduart, Rodrigo Gonçalves, Rufus Reid, Jacinta, Larry Coryell, Badi Assad/John Abercrombie, Shemekia Copeland e Miki Nervio & The Bluesmakers. Iniciativa C.M. Matosinhos/Casa da Juventude.
↑ Toots Thielemans
8º Matosinhos em Jazz (2004)
↑ Jacinta
8º Matosinhos em Jazz (2004)
↑ Shemekia Copeland
8º Matosinhos em Jazz (2004)
9ª EDIÇÃO
19 a 21 de Maio 2005
A apresentação do 9º MATOSINHOS EM JAZZ deste ano tem lugar no Auditório da Exponor e integra na sua programação os músicos: Gary Burton, Carlos Martins, Johnny Blues Band, Lonnie Brooks, Barbara Hendricks e Pedro Guedes. A produção, organização e divulgação da responsabilidade da produtora mc.