MC loja de discos

mdc_lojadiscos_V2

O ponto de encontro dos que amam a música

 

A 17 de Dezembro de 2002, o MC abre em Lisboa, na R. Tomás Ribeiro, 65 – Loja C/101 (Picoas Plaza C. Comercial), um novo espaço que é o ponto de encontro dos que amam a música e a querem conhecer para além das exaltações comerciais do momento.

Novo espaço, conceito diferente, a Loja MC no Picoas Plaza, é a partir de agora o pólo de confluência onde se pode encontrar, num ambiente acolhedor e descontraído, a música que os circuitos habituais esquecem ou escondem em invisíveis prateleiras. Aqui moram os sons do mundo, vasto e diverso, cinco continentes de culturas, histórias e expressões, acordes que era forçoso fazer chegar até nós.

O público mais exigente, interessado na qualidade ou mesmo no que é raro e precioso em música encontra assim o seu sítio, o seu porto de abrigo, onde dispõe também de auxílio de pessoal especializado que pode ajudar nas suas escolhas.

A Loja MC pretende ir ao encontro daquelas imensas minorias cujo gosto e informação é, tantas vezes, frustrado por um mercado demasiado afunilado nas limitações do êxito comercial do dia, mas esquecendo boa parte do que, no mundo inteiro, se vai fazendo de melhor e de mais brilhante.

Por detrás deste projecto vive, sem dúvida, todo o espírito MC, com 33 anos de perseverança e de entusiasmo e muita vontade de inovar; apostando sempre na existência de um público português que não aceita ficar alheado da melhor música, seja ela, geográfica ou culturalmente, próxima ou longínqua; procurando a qualidade onde quer que ela esteja e querendo coloca-la à disposição de todos os ouvidos atentos e abertos ao que é bom, sem cedências a qualquer “top” de massificação instantânea.

É sempre reconfortante encontrar o carisma dos velhos nomes do jazz e do blues, marcar encontro com ritmos africanos ou da distante Austrália, saborear os temas eternos da chamada música clássica ou descobrir os mais recentes talentos criadores que nos chegam da música brasileira, da folk ou da world music nas suas mais díspares afirmações.

Revelando novos mundos e novas emoções, são as sonoridades do mundo a fazer-se ouvir na Loja MC. E então, porque não viajar pela criação musical que nos vem de Cabo Verde e Cuba, ou da Bolívia e do México, da Rússia e da Finlândia, do Magrebe e de Madagáscar, da Roménia ou da Jamaica, quando os milhares de quilómetros deixam de ser distância e aqui, ao alcance da mão, podemos usufruir de toda a beleza e diversidade que constituem estas culturas?

mc_lojadiscosweb

Seja em suporte CD, Super Áudio CD, DVD (vídeos musicais) ou sob a forma de revistas e livros de música, a Loja MC oferece o seu mapa-mundo até aqui demasiado ignorado.

Esta é uma aposta entusiasta e arrojada, que conta sobretudo com o desejo de qualidade do público lisboeta. Iremos ao mesmo tempo dinamizar este espaço, aproveitando as excelentes condições oferecidas pelo pátio-jardim do Picoas Plaza, além do mais, bem situado e acessível, abrindo as suas portas ao acontecimento musical ao vivo, como já aconteceu com o espectáculo dos “Macacos das Ruas de Évora” que assinalou a inauguração da Loja MC, e de algum modo iniciou o que será, de hoje em diante, uma prática constante: a apresentação de concertos, e de novos trabalhos e grupos, certamente a marcar com força e originalidade o roteiro cultural de Lisboa. Com muita animação, alegria e festa.

Também as promoções regulares, a venda de bilhetes para espectáculos musicais serão outras das vertentes que a Loja MC quer inserir habitualmente no atendimento personalizado que é o seu timbre. Queremos fazer amigos e não apenas clientes. E amigos da Loja MC serão todos os que procuram qualidade e diversidade, uma busca que queremos promover e facilitar.

Para esses existe a Loja MC. A loja de discos que faltava em Lisboa.

Dezembro 2002

Encerrada em Agosto de 2007.